Chá Verde emagrece? E de outras cores: Branco, Vermelho, Preto???

20

Escrito por Combinandinho | arquivado em Moda, Saúde | publicado em 13-08-2008

O consumo é uma questão de hábito.

Ultimamente muito tem se falado na tal erva Camellia sinensis. Calma ae! Essa é a erva do bem, de conhecimento milenar dos orientais. Dela se extrai os famosos chá verde, chá branco e até o chá preto, milagrasos e responsáveis por auxiliar o emagrecimento saudável.

Segundo os especialistas ele facilita a digestão por acelerar o metabolismo, queima gordura, desincha, possue altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces, é eficaz na prevenção de doenças do coração, seus compostos reforçam as artérias, combatem os radicais livres, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Estudos estão tentando comprovar que melhora a memória.É fácil de fazer o chá, mas existem no mercado as capsúlas que são mais práticas e concentradas, porém é importante consultar um médico antes, para saber se existe algum problema em consumí-las, pois como possuem maior concentração de cafeína, podem causar alguma reação em quem faz tratamento contra gastrite. Mas já li também que a erva ajuda a previnir câncer no estômago. Só tentando mesmo.

Chá branco pronto para consumo.

Para fazer o chá de uma maneira certa, basta seguir as algumas dicas para preservar os princípios ativos da erva. Basta utilizar a água no tempo certo, ou seja, assim que começar o ponto de ebulição já apague o fogo.
Coloque 2 colheres de sopa para cada 1 litro de água. No começo para se acostumar, pode ser 1 colher apenas. Abafe por 3 minutos ou mais. Coe e tome.
Caso o gosto não fique agradável, pode misturar alguns pedaços ou cascas defrutas, como abacaxi, maça, limão, etc, no aquecimento da água. Depois é só acrescentar a erva. Isso não atrapalha o efeito. Para adoçar só com mel ou açúcar, mas tem que ser o mascavo, refinado não pode. A temperatura depende do gosto de cada um, mas se for pela manhã, morno é mais agradável.Mas para ter sucesso é preciso seguir a recomendação diária de ingestão do chá, que deve ser de cinco xícaras a um litro por dia durante, pelo menos, 3 meses. E nada de ficar achando que só o chá vai resolver o problema do excesso de gordurinhas, tem que mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios.

A colheita do chá branco, é feita apenas uma vez ao ano e em poucos dias.E qual a diferença entre as cores do chá?

Todos são extraídos da mesma erva, os benefícios são os mesmos. O que acontece é que o chá branco é colhido apenas uma vez ao ano e composto por brotos e flores da planta, onde sua composição possui mais nutrientes potencialmente ativos. O tempo de colheita interfere no sabor do chá, por isso o “branco” tem o gosto mais doce e suave que o verde e o preto.

 

Camellia sinensis, a planta milagrosa.Pesquisas dizem que muitos consideram o chá vermelho (Pu-erh), como uma subclasse de chá preto. Fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos), por vezes, descrito como duplamente fermentado: sendo a segunda “fermentação” resultado da ação de bactérias. Existe um método moderno de acelerar o envelhecimento natural que produz pu-erh de menor qualidade, chamado pu-erh cozinhado, que é vendido frequentemente em saquinhos. O pu-erh tradicional é conservado em forma de “tijolo” ou outras formas (as folhas de chá depois de tratadas são prensadas em moldes). Este é o mais apreciado de todos os chás na China, sendo catalogado em função da qualidade das folhas e do ano de produção, tal como um bom vinho no ocidente, e é o chá normalmente utilizado para a cerimónia de chá chinesa (Kung Fu Cha). Para preparar a infusão usa-se água muito quente ou até mesmo a ferver (os tibetanos são conhecidos por deixá-los a ferver durante a noite). O Pu-erh é considerado como um chá medicinal na China.

Blog Widget by LinkWithin

Comentarios (20)

Mesmo não acreditando na eficiência de muitos que são tidos como “santos milagrosos” ainda sim sei que muitas vezes só o fato de acreditarmos em sua eficácia (eficiência) já é suficiente, afinal, muitos dos chás fazem parte de uma cultura de cheia de crenças como a cultura brasileira.

Porém existem diversos chás que têem seus efeitos cientificamente comprovados e isso faz deles um “santo remédio”, afinal, me lembro de quantas as vezes que tive que tomar chá de Boldo por ter me intoxicado com bebidas [RS].

Lili, Parabéns pelo Blog e pelas belas publicações.

[]’s
Renato

Que chã é esse que estão falando
Chã vermelho. Como ele é feito.

O chá vermelho é o chá verde que passou por um processo de fermentação e com isso, adquiriu propriedades como facilitador de digestão, antidepressivo, antioxidante, redutor de colesterol, acelerador do metabolismo do fígado, entre outras.
Para isso o chá fica armazenado em barris durante 60 anos, mais ou menos.

Para mim o cha foi muito bom. segui uma dieta saudavel junto com o cha e consegui emagrecer 16kilos
estou muito satisfeita

Olá estou tamando chá vermelho da sanavita e tomo 2 litros em um dia e como normal e faço esteira por uma hora as 8 da noite, tenho chançes de emagreçer?

Olá, mim indicaram esse chá vermelho, eu gostaria de saber se realmente ele tem o efeito emagrecedor, porque estou mim sentindo muito gorda, muito obrigada

Olá! Nossa esta matéria veio como uma luva para mim, pois estou tomando o cha verde tanto para emagracer como para a saúde e fiquei feliz de constatar que existe pesquisas sobre esta marvilhoso chá e sobre a maneira de fazer, pois estava preparando da maneira errada, estava colocando 2 colheres de sopa para 2 xicaras de chá, ficava super amargo!!! Agora sim vai ser uma maravilha… beijos e obrigado por estas informações.

Será que esse chá tira também a tesao? é que em tenho tanta tesão que ja num sei o que fazer mais…quando vejo mulher boa num aguento e logo tenho que me ir aliviar.
me ajuda, to possuído!

Olá vou tomar o chá vermelho,qual é o melhor em cápsulas ou em forma de chá?? Outra duvida tomo o medicamento carmazepina faz algum mal???

Olá gostei muito da máteria!
Estou fazendo dieta digamos que seja uma reeducação alimentar junto a caminhadas a um mês já consegui emagrecer 6 kilos.
De inicio começei com o chá branco em cápsulas quando acabou as 100 unidades começei a tomar Bio Redux, continuo a emagrecer mas gostaria de voltar a tomar o chá em cápsulas só não sei qual é o melhor branco, verde ou vermelho?
Se alguem poder me ajudar ficarei muito grata, quero perder ainda 7 kilos.
Um grande abraço!

ola, qual a melhor forma de tomar o cha, em capsula ou em sache?
se for em capsula, como tomo? qtas por dia?
obrigada!!

Olá, gostarei de saber se o chá branco é comprovado científicamente. E se possui efeitos colaterais.

obrigada.

AMIGOS…
TOMEM CUIDADO AO COMPRAR CHÁ VERDE EM CÁPSULAS!!!
O BARATO PODE SAIR CARO!!!
Com nutricionista, eu indico o chá verde em cápsulas desse site:

http://www.quinari.com.br

Trata-se de um produto realmente bom!
Na minha casa faço todo mundo tomar!
As compras na QUINARÍ podem ser feitas a partir do site e eles entregam em todo o Brasil! Em qualquer lugar!

Abraços

Olá, pessoal. Moro aqui em Floripa e comprei, ontem, em uma casa que vende produtos naturais, dois saquinhos de chá branco. Mas, ao fazer o chá e depois tomá-lo, tive a sensação de que parece chá preto. Será que fui enganado? Tem alguma maneira de eu me certificar de que o que estou tomando é realmente o chá branco? Eu fervo aproximadamente uma colher de sopa do chá a granel em um litro de água. Depois de coado, numa xícara branca, ele fica com uma coloração bastante escura. O gosto lembra o do chá preto, mas não tenho certeza. Pagueiaproxidamente R$ 7,00 por 100 gramas. Na embalagem, consta que o quilo custa R$65,00. Fico grato se alguém me ajudar ou indicar um site onde eu possa tirar esta dúvida. Obrigado.

olá gostaria de saber como é a planta do cha e se ele é vermelho mesmo pois ja comprei varios chas vermelho e cada um é diferente a erva em si o sabor estou muito confusa.

gostaria de saber se realmente o cha verde ou preto emagrece,qual dos dois tem a melhor funçao tomo carbamazepina tem alguma contra-idicaçao em relaçao a isso me responda logo,tenho pressa ah gravidas podem tomar,e claro que nao estou e so pra mim certificar.

gostaria de saber qual chá é melhor para emagrecer..obrigada

qual a melhor forma de tomar o cha para emagrecer

Olá pessoal. Nunca fui fã de chá, porém, nos últimos meses, após perder 10 quilos e voltar a treinar (musculação e corrida), senti que estava inchando. Moro em Ribeirão Preto, cidade muito quente, e a ingestão de água e outras bebidas gira em torno de uns 4 ou 5 litros por dia. Após a inclusão do chá em minha dieta, passei a me sentir melhor, menos inchado e pesado. Não sei se emagrece, pois, a perda de peso atribuo a corrida de 10 km 3 ou 4 vezes por semana. Mas uma coisa é certa…O CHÁ FAZ BEM.

tenho 47 anos qual cha´ideal para emagrecer,malho todos os dias

Deixe um comentario!