Home Comportamento Madrinha de casamento, o dilema…

1053 5054

O vestido certo para a ocasião

Receber um convite para madrinha de casamento seja por uma amiga ou alguém da família, é uma demonstração de carinho e consideração por parte dos noivos. Por isso nos sentimos quase que na obrigação de retribuir pela preferência. Portanto surgem algumas leves preocupações para “não fazer feio” num momento tão importante e inesquecível na vida da amiga. A primeira coisa que pensamos é no presente, e como somos convidados especiais, o presente dos padrinhos também tem que ser especial. Conheço algumas noivas que lembram o que ganhou de cada convidado.

Madrinhas

Outra preocupação que temos é em relação ao traje a ser usado na cerimônia. As madrinhas sempre têm
que estar com um excelente visual, melhor que o visual mais que as convidadas, afinal de contas, ela estará ao lado dos noivos e saíra na maioria das fotos.
Os padrinhos não têm tanto com que se preocuparem, já que dependendo do traje do noivo, poderá usar fraque ou terno, atentando apenas para as cores que jamais devem ser claras para não serem confundidos com o noivo.  Já as madrinhas, assim como a noiva que cuida de todos os detalhes dos preparativos para seu casório, devem seguir algumas regras para conquistar seu espaço no altar com um traje especial.

Para escolher o traje ideal é preciso levar em consideração o tipo de festa (religião), o horário e o local da cerimônia, a estação do ano para tentar adivinhar o clima e que tipo de vestimenta mais combina com seu estilo e tipo físico. Cuidado com o decote, as fendas e a transparência, afinal de contas é um evento solene e respeito é bom.
Uma opção é seguir as orientações e o gosto da noiva e conversar com as outras madrinhas para chegarem a um consenso de modelo, comprimento e cor dos vestidos, geralmente a noiva deixará a critério de cada madrinha o que melhor lhe convém. Só lembrando que a tradição de não usar preto, marrom, branco ou tons claros que se assemelham ao vestido da noiva, continuam valendo.

Longuete esvoaçante.

Casamentos realizados pela manhã pedem vestidos de tecidos leves como o crepe e de cores pastéis como o azul-claro, salmão, verde-piscina, lilás ou rosa. Chapéu não é mais usado, a não ser que seja uma cerimônia muito requintada e todas as madrinhas decidam usar. A maquiagem deve ser suave e o brilho deve ser evitado. As bijuterias estão liberadas, mas sem exageros, uma opção são as pérolas. As sandálias devem ter saltos médios e mais grossos, evitando os modelos muito abertos, um channel fica perfeito.

Já os casórios de final de tarde são os mais difíceis para compor o visual. Vale seguir as regras dos casamentos matinais. Pense assim: Café da manhã = Chá da tarde. Mas já é permitido usar cores mais intensas, como vinho, bordeaux, verde musgo, uva, azul Royal, etc. O comprimento dos vestidos pode ser longo com bordados e brilho discreto, afinal de contas a festa adentrará a noite e ninguém precisa ficar apagada. Os sapatos devem seguir as tonalidades dos vestidos sem brilhos e cuidado com o exagero de maquiagem. 

Madrinhas

As cerimônias realizadas à noite pedem trajes mais formais com requinte e glamour, o brilho da prata, do dourado e cores mais intensas. Mas cuidado, todo o brilho da noite deve ser da noiva e é comum vermos exageros que depois rendem muitas ‘conversas’ durante e depois da festa. Os tecidos devem ter brilho próprio ou aposte nos acessórios mais chamativos, usando sempre o bom senso, principalmente na maquiagem. E lembre-se do lance do clima, pois não adianta nada usar um vestido lindo e ficar tremendo de frio no altar, não ficará elegante. Um modelo bem cotado é o tomara-que-caia, que pode ser usado com um bolero, echarpe ou xale, para “tampar” o decote. Caso o clima esquente, pode ser retirado.

RESUMO DA ÓPERA – GUIA PRÁTICO

No caso das cerimônias informais, podendo ser pela manhã ou à noite, não existe muita pompa e são muito comuns hoje em dia.

Use:
• Vestidos de festa simples com comprimentos no ou abaixo do joelho, mesmo quando a moda das saias andarem curtas;
• Tailleurs, chemisier, vestido e casaco ou conjunto de duas peças;
• Tecidos foscos, mas de qualidade como o linho, crepe, seda, microfibra, lãs ou veludos sem brilho (algodão);
• A roupa pode ter tonalidades combinadas, ser de um único tom, ter estampa discreta, cores vivas ou sóbrias;
• Antes das 18h, arranjos, enfeites e chapéus de aba discretos podem ser usados, mas caprichar no penteado já é suficiente;
• Sapatos e bolsas de couro, peles e luvas no inverno e bijuterias ou jóias foscas, como as pérolas, complementam o visual;

Não pode:
• Tecidos de festa como brocados, transparentes, bordados com brilho, veludo, seda, tafetá;
• Sapatos e chapéus forrados de tecido, tamancos, babuches, luvas compridas, detalhes de voilete ou strass ;
• Evite tons claros, aliás, branco e cru são proibidos;

Existem as cerimônias que requer um toque a mais de classe, conhecidas como semi-formais.

Use:
• Vestido ou tailleur comprimento Chanel ou longo moda (sapato à mostra);
• modelo justo, drapeados, plisse, rodados ou tubos com bordados em tecidos como seda, crepe, organza, georgete, musselina, rendas, tafetá, microfibras, veludo ou tecidos com acabamento de brilho;
• sapatos de tecido ou couro de salto alto e carteiras ou bolsas pequenas no tom ou materiais dos sapatos ou contrastando nas cores;
• Chapéus com abas são permitidos até às 18:00, sendo permitidos alguns adereços como jóia de ouro com pérolas e pedras preciosas ou bijuterias finas;

Não pode:
• Trajes em cores claras ou metalizadas brilhantes (ouro/prata);
• Padronagens ou estampas exageradas;
• Tecidos como algodão ou linho;
• Luvas acetinadas e compridas;
• Bolsas extravagantes;

Agora existem as cerimônias que já prometem quando recebemos o convite, onde informa que o traje é social completo. São as formais, então dá pra ter uma idéia que não dá pra inventar muito e que é preciso seguir as tradições.

Use:
• Vestido ou tailleur longo gala (cobrindo o sapato) ou semi-longo;
• Modelos sóbrios com decotes discretos e mangas longas em tecidos de festa como cetim, tafetá, seda pura, georgete, renda, veludos, microfibras ou adamascados. Cores entre os tons pastel ou primárias;
• Bordados com motivos em fio metálico, pedras e lantejoulas;
• Arranjos (opcionais) para a cabeça em flores artificiais em seda; penas, plumas, casquete bordado ou pequeno toque com voilete cobrindo o rosto;
• Luvas opcionais nos modelos sem mangas
• Sapatos sociais em tecido, napa metalizada ou couro liso;
• Bolsa pequena sofisticada e jóia (ou bijuterias) em harmonia com a roupa;

Não pode:
• Roupas inadequadas para festa;
• Acessórios esportivos com roupa sofisticada
• Bordados, transparências, decotes ou detalhes exagerados;
• Tons claros como bege, pérola, marfim ou cores que possam disputar com a roupa da noiva;

O importante é se sentir bem, ficar à vontade para conhecer pessoas, encontrar os familiares e amigos. Aproveite a festa!!!

Blog Widget by LinkWithin

1053 comentários

  1. fui covidada pra ser madrinha de casamento dia 7/1 as 10:00 da manha, mais nao sei o que usar pois e casamento no civil
    presciso de dicas pra roupa e maquiagem obrigado

  2. sou madrinha de um casamento a noite, mas sou alta e magra e tenho pouco seio, qual o vestido ideal?

  3. Na verdade não vou ser madrinha e sim daminha de honra da minha melhor amiga como nos casamentos americanos
    Tenho 17 anos mas não sei qual serio o vestido ideal pra mim usar nesse dia?
    Eu dou magre tenho 1;63 de altura.

  4. olá boa tarde,
    Sou madrinha de um casamento evangelico a noite e não sei que vestido vou usar, pensei em um vestido longo e colorido mas lembrando de sou um pouco baixinha não sei se vai ficar bom, tenho cabellos cacheados e sou loira me de uma ideia do que usar.o casamento acontece nesta sexta-feira as 19:30hs.
    Grata!

  5. fui convidada para ser madrinha de casamento e a cor é prata e longo procurei bastante e não vejo muita opção nessa cor ..sera q vcs podem me ajudar???

  6. oi boa noite!! fui convdada ara ser madrinah de uma casamento e estou muito em duvida, pois o casamento sera em salvador, bairro de itapua em pleno verao de janeiro as 20:00 hs e a cerimonia sera simples regada de muita musica . rosca bastante tropical, estilo salsa.
    queria saber se posso usar um longuete a cor um ouro velho,gola alta e grande como ta a moda do verao e as costa com um leve decote.
    estou morrendo de medo de fazer feio.os acessorio somente brico pequeno bolsa de mao e salto na cor preto.
    mim ajudem…
    obrigada

  7. Fui convidada para ser madrinha de um casamento que será no dia 13/03/2010 às 19:30 h, e cada madrinha terá que usar cores diferentes além de ser longuete. As cores azul turqueza, prata e violeta já foram escolhidos, a ornamantação será verde. Qual cor devo usar e qual tecido deve ser o vestido.
    Desde já agradeço.

  8. Boa tarde!
    Fui convidada para ser madrinha de casamento em julho e a noite ainda, e estou apavorada !!! O que devo usar? tenho os traços fortes minhas costas e larga e meu braço é grosso mas nao sou gorda, tenho cabelos lisos, o rosto arredondado… Oque devo usar???
    quero dicas de Vestidos, sapatos, maquiagem, posso usar brincos e pulseiras de estrass??? me ajudem por favor… desde já agradeço !!!!!!!

  9. Sou madrinha e o casamento será a noite, será uma cerimônia simples porém elegante, tenho 1.59 de altura e peso 63k, tenho seios, amo decote, mas tenho uma barriguinha que aparece. Adoraria de sugestão do que modelo e cor. Tenho pele branca.

  10. oiiiiiiiiiiiiiiii Amei as dicas!!!!
    Moro no RS e fui convidada para ser madrinha de casamento de um amigo em MG o casamento será realizado em 24/07/2010 às 17:30hs. E não sabia o que usar agora sei!!! Bjos

  11. Olá!
    Boa noite,
    Estou procurando modelos de vestidos que combinam com meu tipo físico e encontrei o site de vocês, espero poder me ajudarem.
    Fui convidada para ser madrinha de casamento em julho, a festa será a noite. O que devo usar?
    Tenho os traços fortes, seios fartos, minhas costas é larga, tenho barriga e quadril largos, meu rosto é arredondado e cabelos encaracolados. O que devo usar???
    Estive vendo um modelo de um ombro só, sendo que são 5 tiras finas e com strass, não é reto tipo tubinho, tem uma ligeira cauda. Esse modelo combina comigo?
    Queria dicas de vestidos, sapatos, maquiagem, posso usar brincos e pulseiras de strass???

    Desde já agradeço,
    Aguardo contato.
    Fernanda.

  12. Serei madrinha de casamento de uma super amiga minha, estou ajudando na organização tbm. O casal está organizando uma festa muito simples a festa será dia 06/03 a partir dás 15h e ao ar livre. Qual o modelo ideal que poderei usar, tenho muito seio e estou um pouco fora de peso.
    Obrigada

  13. Meu filho irá casar ás 19:30,no mês de agosto,será uma cerimônia religiosa e civil juntas,gostaria de uma sugestão quanto a minha roupa .Tenho 41 anos,1,69 de altura e 71k,pele branca e olhos verdes.Tenho pouco seios,mas um quadril meio largo.Gostaria que me dessem uma sugestão,se poderei usar acessórios ou não,que calçado deveria usar.
    Obrigada desde já

  14. OLá… Amei tds as dicas… SErei madrinha de um casamento dia 03/04.. e sera numa chacará.. as 10:00 horas da manhã… Gostaria de mais algumas dicas… Que tipo de maquiagem… e que calçado… usar??? Se eu comprar uma rasteirinha bem sofisticada para usar após a cerimônia…Vai ser uma boa??? Obrigada!! Bjão!!

  15. vou ser madrinha em abril,estou gravida gostaria de uma sugestão de vestido,pois estarei de 7 meses.

  16. vou ser madrinha de formatura do meu filho.
    Eu só uso azul e branco ( a vida toda)
    Gostaria de saber se posso usar um longo branco???
    Sou morena , magra, alta e tenho 53 anos.
    Aguardo resposta e sugestão.

  17. fui convidada para ser madrinha e o casamento será as 11:00 da manha em uma chacará. O que devo usar? Tenho 19 anos sou magra, branca e ruiva . Obrigada.

  18. 25-01-2010
    Boa tarde.

    Tenho duvida, espero que você me ajuda .
    Sou madrinha de casamento, vai ser as 17:00 h. da tarde.O vestido estampado escuro A MINHA DUVIDA É SANDALIA PRECISA COMBINAR COM UM DAS CORES.
    fICO AGUARDANDO A SUA RESPOSTA.
    OBRIGADA. TÃNIA

  19. Boa tarde !!

    Meu filho casa dia 19/03/2.010 às 18:00 hs preciso de uma grande dica para ficar jovial e bonita na cerimonia.
    Tenho 52 anos pele morena bronzeada e cabelos
    com reflexos com dourado.
    Favor indicar o que seria melhor usar inclusive a côr da roupa e se preciso entrar com carteira na mão.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigado.

  20. Sou madrinha em um casamento a noite, em fevereiro.todas as madrinhas irão de longo.acontece que sou baixinha e rechonchuda. meu marido e bem alto. O que devo usar?. obrigada

  21. Oi, tudo bem? Tenho uma dúvida, poderia me esclarecer? Serei madrinha de casamento a noite, minha roupa e azul marinho (saia e tomara que caia longo) gostaria de saber se tenho que necessariamente fazer um penteado no cabelo ou se posso somente fazer uma bela escova? Desde já agradeço pelas dicas. Obrigada

  22. Ola…

    No prox. dia 19/02 vou ser madrinha de uma super amiga. Ela vai oferecer um coquitel na casa dela com uma cerimonia simples. E na verdade depois de ser varias vezes madrinha eu não sei o q usar neste casamento, gostaria muito q vcs me ajudassem.

    Grata

  23. vou ser madrinha de casamento e vai ser a noite eu comprei um vestido da cor vinho e não e longo mas tanbem não e curto e um pouco a baixo do joelho você acha que vou pagar mico?

  24. vou ser madrinha de casamento. Já escolhi o vestido: rosa, corpo sereia, com echarpe. Ñ sei combinar brinco e nem sei se fica + legal uma sandália preta ou prata, por favor me ajudem. bjussssssssssssss

  25. na verdade gostaria de tirar duvidas, nao sei onde entrar, vou tenter aqui mesmo, vou ser madrinha de casamento dia 26/02 sou morena clara, loquei um vestido cor beterraba, sera que errei feio? que cor de sandalia devo usar, maquiagem, posso usar so uma escova com leves cachos nas pontas ou não po favor estou desesperada preciso de ajuda…..obrigada

  26. Fui convidada pra ser madrinha em julho, foi necessário já decidir a cor do vestido, optei a cor vinho.. agora só falta decidir o modelo, só tem que ser longo. Acho que é uma boa opção de cor, ainda mais pro inverno.

  27. Boa tarde!
    Vou me formar em Administração dia 20/02 e aluguei um vestido tomara que caia verde com estampas, não tem nenhum bordado, apenas é longo… Tenho os ombros largos e os braços largos também, tenho 1,67 de altura e 64k. Tenho seios médios. Gostaria de saber qual a opinião de vocês, esse vestido está adequado ou vocês sugerem outro modelo. Aguardo retorno. Obrigada…

  28. Serei madrinha de um casamento em abril de 2010. Estou ouvindo falar que está se usando estampado para madrinhas, desde que discreto. Está realmente na moda ou é brega e eu não posso usar?

  29. adorei os modelos dos vestidos.
    meu filho vai se casar
    gostaria de ideias de um vestido pra mim
    sou loira tenho 68k e 1.66 de altura o casamento vai ser realizado no proprio salão as 17:00 hs
    manda alguns modelos pra eu ver.
    obrigado…

  30. olá
    meu filho vai se casar no dia 04 de abril de 2010
    o casamento vai ser realizado no proprio salão
    da festa. vai ser as 17:00 hs e eu como mãe do noivo ñ tenho ideia de que roupa vou vestir
    gostaria de sua ajuda.sou loira de pele morena clara tenho 68k e 1,66 de altura
    desde ja te agradeço

  31. Boa Noite!
    Fui convidada para ser madrinha dia 14/03/10 (domingo) as 11:30 da manhã. Comprei um vestido longuete, na cor laranja, porém estou em dúvida quanto ao penteado e maquiagem… Pois pelo fato de ser domingo, não encontrarei nada aberto. Tenho cabelo loiro, repicado na altura dos ombros, gostaria que me ajudassem a algumas dicas. Obrigada!

  32. Oie Boa tarde !!
    Eu vou ser madrinha de casamento das,minhas 02 irmãs na igreja e não sei qual modelo de vestido cairia melhor em mim pq sou muito magra gostaria que vcs me ajudasse beijos

  33. Olá, vou ser madrinha de casamento, tenho 1,56 altura e 63 kg, o casamento será a noite após as 19:00hs, gostaria de orientação.

  34. ola eu queria saber quanto ta os seus vestidos?
    se tiver algun disponivel me mande o preço e o nome do vestio pelo o meu msn:larinhaadoradora2010@hotmail.com

  35. Bom dia, gostaria que me mandasse fotos de modelos de vestidos. Minha filha vai se casar no dia 12 de junho de 2010, às 19:00hs. Sou baixa, pele clara, sou magra e baixinha. Tenho 46 anos. Preciso de dicas. Obrigada

  36. gostaria de saber dakele vestido o segudo da foto frente unica lindo queria uma foto maior ou se vcs tem disponivel para aluguel ou compra.

    Grata

  37. Oi Prazer Preciso de sua ajuda…….
    Vou ser Madrinha de Casamento a noite…
    O que Devo usar, Sou Alta 1,72 com 85 de Peso, sou um pouco gordinha o que eu devo usar…Obrigado espero Ansiosa sua resposta

  38. Minha irmã irá casar neste próximo mês, serei madrinha e ñ consigo definir se uso cor vibrante ou clara, o casamento será à noite me ajudem como decidir a cor mais oportuna .

  39. Gostaria que me enviassem uma dica. Serei madrinha de um casamento em 30/04, às 20 hs, aqui em BH. Tenho 53 anos, 1.65 de altura e mais ou menos 68 kg. Gostaria de vestir uma roupa bem bonita. Podem me ajudar, por favor? Agradeço antecipadamente sua atenção.

  40. Preciso de ajuda!
    Serei madrinha de casamento em 15/05/2010, e como sabemos que depois da NOIVA os olhares dos convidados vão direto para a MADRINHA, preciso estar LINDA neste casamento, ate porque sou a irmã da NOIVA. Gostaria de orientações.

    Aguardo comentarios!

    Grata,
    Denise.

  41. Serei madrinha de casamento de uma amiga e gostaria de usar um vestido verde lindo que vi na loja, porém o vestido que é frente unica, apesar de discreto tem as costas aberta atras. Seria incoveniente da minha parte usar esse vestido?!

  42. Boa tarde, meu filho se casará em outubro de 2010 pela manhã no religioso (10:00hs) e a recepção será num salão de festas bastante requintado.
    Gostaria de obter de voces, sugestões como deverá ser meu traje, tipo de tecido, comprimento, cores, calçado e acessórios. Tenho 1,62m de altura peso 65kg e meu tom de pele é bem claro, com cabelos loiros e olhos azuis.
    Desde já agradeço sua valiosa orientação.
    Abraços
    Víola

  43. fala sério eu entendo pouco de moda queria que você me ajudace a esclher um vestida para eu ir a uma vesta de 15 anos. de já agradeço

  44. Minha cunhada vai casar, mas minha sogra não
    quer que eu use vestido preto só pq vou ser madrinha…
    Qual a cor ideal pra eu usar ???
    Obrigada!

  45. olá,é conveniente usar uma bolsa no altar ,mesmo que de festa pra ser madrinha?é lei usar vestido longo?obrigada

  46. Boa tarde, vou ser madrinha de um casamento que será realizado de manhã no civil.Gostaria de ter uma opinião de que modelo e cor de vestido devo usar.Obrigado desde já!

  47. boa tarde,
    serrei madrinha de um casamento que acontecera no prox dia 20, as 19:30 onde sera tudo num mesmo lugar ..
    sou a unica madrinha fora as irmas, adorei um vestido rosa bebe sem nada d brilho somente as costas de fora, e tbem tem um outro frente unica, com pouco d brilho e no tom mais forte e sem costas peladas.
    e outra coisa, posso ir com carteira , bolsa na entrada
    a camisa do padrinho tem q combinar com o meu vestsido
    att
    claudia

  48. Ei,
    Tudo bem?
    Vou ser madrinha de um casamento que acontecerá as 11 da manha na igreja.
    O que posso usar?
    Estava pensando em um tubinho vermelho com uma echarpe do mesmo tecido e ainda uma carteira de mão será que posso??
    O devo optar por um vestido lilás de musseline mesclado com cetim?
    Obrigado

1 13 14 15 16 17 22

Deixe um comentário